Volte ao Inicio Conheça um Pouco Sobre Nós Entre em Contato Conosco Parceiros

Manual da Publicidade

Quanto tempo em?! Bem, primeiro gostaria de pedir desculpas pela demora para postar. É que esse ano é muito importante e decisivo para mim (Srta Lili Potter) e para a Jéssica. Estamos no 3° ano, último ano de escola e, claro, ano de vestibular e ENEM. Então vocês imaginam como anda as nossas vidas e o tempo....
A postagem de hoje é um texto bem bacana que encontrei na minha apostila do cursinho pré-vestibular (esse vestibular...). Gostei dele logo de primeira, quando a professora de redação leu ele para a turma.
Bem, sem mais delongas aqui está ele: Manual da Publicidade que colei da minha apostila, que colou do Frei Betto:

"Induzidos a ser mais consumidores do que cidadãos e à crença na idolatria do mercado, hoje tudo parece induzir a uma questão de marketing. O presidente pode adotar uma política que favoreça as elites q ignore a questão social. Porém, uma boa máquina publicitária é capaz de torná-lo o mais querido dos homens. Isso vale para o refrigerante que descalcifica os ossos, engorda e cria dependência. Ao bebê-lo, um bando de jovens exultantes sugere que, no líquido borbulhante, encontra-se o líquido da felicidade.
A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Não há clipe publicitário que deixe de se respaldar num dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza,, gula e luxúria. A soberba faz-se presente na publicidade que exacerba o ego, com o cigarro com saber de sucesso, o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou o portador de um cartão de crédito que abre todas as portas do mundo ( desde que se rasgue o forro do bolso e raspe as economias). A inveja leva as crianças a disputarem qual de suas famílias tem o melhor veículo e atrai o consumidor à fantasia de também  ver-se cercado de mulheres ou homens, como se fosse uma pessoa muito atraente. A ira vai do desempenho do lubrificante ao nipônico que quebre o televisor por não ter adquirido algo de melhor qualidade. A preguiça está a um passo dessas sandálias que convidam a um passeio de lancha ou abrem as portas da fama com direito a uma confortável casa de piscina. A avareza reina em todas as poupanças e no estímulo aos prêmios de carnês e loterias.
A gula, nos produtos alimentícios e nas lanchonetes que oferecem muito colesterol em sanduíches piramidais. A luxúria, na associação entre mercadorias as fantasias eróticas: a cerveja loura como as mulheres que requebram ou exibem seus corpos em reduzidos biquínis; a carnavalização da existência ao som de ritmos afrodisíacos; os olhares lascivos suscitados  ao morder o chocolate.
E quem faz a contrapartida? o contrário da soberba é a humildade; da inveja, o despojamento; da ira, a tolerância; da preguiça, o serviço; da avareza, a partilha; da gula, a sobriedade; da luxúria, o amor. Imagine a publicidade a serviço dessas virtudes! Seria uma revolução. Todavia, o que as pessoas ganhariam em felicidade e harmonia espiritual, o mercado perderia em vendas e hábitos de consumo.
Se hoje algo separa o corpo do espírito é a luxúria publicitária, que reduz o modelo a um pedaço de de carne  bem retalhada, livre de gorduras e pelancas, exposto no açougue do voyeurismo  de quem crê que essa felicidade resulta na soma dos prazeres. Entra nessa quem não passou da porta dos sentimentos para penetrar na alcova do coração. Resultado: as relações tornaram-se tão descartáveis quanto a embalagem dos produtos."
Bem gente esse texto realmente nos traz uma reflexão sobre a influência da publicidade na vida cotidiana. Claro que em plena sociedade capitalista é impossível vivermos sem as propagandas e tal. Contudo cabe a cada um de nós estabelecer limites sobre essa influência. Pois não precisamos viver sobre a ditadura da publicidade e de seu manual.


4 comentários:

  1. Que texto super interessante! Vi citações de várias marcas conhecidas sem o autor ter colocado o nome delas, e nem todos nós percebemos a grande influência que a publicidade tem em cima de nós. Isso é realmente grave e esse texto deveria ser exposto para a maioria da nossa população que a cada dia mais se vê voltado a uma vida ditada por propagandas na TV.

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  2. Amoree tem um concurso lá no meu blog que vai ser de mais os premios ainda dá tempo corre lá só da uma espiadinha e veja oque acha e se for participa faça oque tem que fazer tudinho nesse post http://editionskatyperrysonhos.blogspot.com.br/2012/06/concurso.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. Faz tanto tempo que não tem posts por aqui... Acho que vc abandonou de vez o blog, não é? Então, vou tirar o seu link da parceria, ok?

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir